Já ouviu falar de tráfego pago? Tráfego orgânico? Sabe o que é? Qual diferença? Meus sais, pra quê tanta pergunta né? Hahaha. Se você chegou até aqui é porque quer entender mais as formas de chegar na sua audiência/cliente, mas fique tranquila que isso não acontece só com você não.
Como aqui estamos aprendendo a trabalhar com marketing digital, esse é um assunto bem importante pra você aprender e definir sua estratégia de atuação como afiliado. Entender de tráfego vai te ajudar a entender se quer usar apenas um deles ou se fará uma mistura dos dois modelos.
Vamos lá entender? Pra começar, vamos esclarecer o que é tráfego no ambiente online.
Sabe uma loja física, onde ‘x’ clientes entram por dia e circulam em uma loja? Movimentando o espaço, consumindo? Trazendo esse exemplo pro ambiente online, tráfego é como se fosse essa visita do cliente em uma loja física, mas que nesse caso pode ser em seu site, blog (que é o ponto de referência fixo do seu negócio na internet, um lugar onde você consegue administrar, independente de qualquer mudança de algoritmo).
Hoje, a melhor forma de aparecer para clientes em uma busca é pelo Google, que é o lugar que a maioria das pessoas vão para buscar referências, e seu negócio pode aparecer nele de forma orgânica ou paga. Para aparecer nas primeiras páginas existem várias técnicas de SEO para chegar lá. Mas calma, vamos por partes.
O que é tráfego orgânico?
Aqui são as visitas (clientes) que chegaram até seu site de forma espontânea, pode ter sido porque já te segue nas redes sociais e clicou em algum link que você deixou disponível, ou quando buscou por algum tema específico e seu negócio apareceu nos buscadores (google por exemplo).
Este é aquela visita que não chegou por uma lista de e-mails ou por algum anúncio que você precisou pagar para atrair novos visitantes.
O tráfego orgânico não exige investimento direto por visitante, pois ele chegou em seu conteúdo porque você oferece a solução para seu problema, responde à alguma dúvida ou aborda algum assunto que seja de interesse dele.
Como otimizar/melhorar o tráfego orgânico?
Aqui entram as técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para os Mecanismos de Busca). O próprio Google tem vários requisitos para que seu site fique bem posicionado, facilitando que seus visitantes ou público de interesse chegue até ele.
Eu tinha várias dúvidas com relação a este tema, ia pesquisando um pouco aqui e outro ali, mas tudo mudou quando realmente sentei um busquei conhecimento organizado e estruturado com um curso, se quiser aprender mais, aqui tem o SEO sem segredos, onde você aprende do zero a realmente otimizar seu site da melhor maneira.
Neste tipo de tráfego, o resultado é um pouco mais demorado, pois precisará se dedicar, redigir artigos, estruturar seu site (hoje tem vários temas que te ajudam a fazer isso sozinho, mas também pode optar por um profissional que estruture pra você).
Além de um site responsivo, não deixe de investir na divulgação em suas redes sociais, grupos fechados, newsletter ou e-mail marketing. Aqui, o que você precisa é propagar seu conteúdo na internet com o ativo mais importante, seu tempo e claro, força de vontade.
O site/blog é uma das formas para que seus visitantes tenham acesso à conteúdo de valor e você também possa auxiliá-los em outras etapas do funil de vendas. É super bacana criar materiais também, como e-books, infográficos que o visitante pode ter acesso após informar seu e-mail para acessar.
Uma forma super legal também de trazer novos conteúdos que são de interesse da sua audiência é utilizar suas redes sociais para pedir sugestões de temas, esclarecer dúvidas que muitas vezes um story não consiga resolver. Ou mesmo criar um artigo com uma recompensa e nele ter um vídeo do seu canal no youtube, por exemplo.
Aqui fica um alerta, no começo pode ser que você precise aprender e fazer tudo sozinho, mas acredite, lá na frente você vai agradecer, porque realmente vai entender do seu negócio. Por isso, invista seu tempo naquela plataforma que você se sente mais à vontade para criar conteúdo.
O que é tráfego pago?
Tráfego pago é a forma que você precisa realizar um investimento direto para anunciar seu negócio para atrair visitantes, ou seja, você vai pagar diretamente para aparecer em um espaço específico.
Aqui um bom exemplo para exemplificar, seriam outdoors ou aqueles banners que ficam em pontos de ônibus. Estes são espaços publicitários escolhidos para atingir certos públicos com determinado produto, e para aparecer nestes espaços, os donos de negócios pagam diretamente para aparecer.
Assim como os outdoors, aqui no ambiente online podemos pagar para que nosso produto apareça em anúncios do Google (na rede de pesquisa, youtube e parceiros), além de outros espaços publicitários na rede, no Facebook (facebook, Instagram), apps e outros mais.
O processo por trás do tráfego pago requer geralmente a escolha por uma palavra-chave, por um público e paga para que seus anúncios apareçam no topo ou rodapé da página de pesquisa do Google, ou enquanto o usuário navega em alguma rede social, por exemplo.
Como otimizar/melhorar o tráfego pago?
Esta opção é interessante de ser utilizada em eventos específicos, que exijam maior alcance para atingir metas de vendas, de público, a melhor forma de conectar diretamente o produto ao público que busca por um problema que possa ser resolvido por um serviço ou produto.
O tráfego pago também tem como um de seus objetivos expandir a presença de mercado ou fortalecer uma marca. O alcance de campanhas pagas é maior do que o tráfego orgânico, além de ser um processo com resultados bem mais rápidos, geralmente utilizado para momentos específicos, de lançamento, promoções por um período, ações de curta duração mesmo.
Hoje as campanhas podem ser implementadas no Google Ads, Facebook Ads, Bing Ads e Linkedin Ads para citar apenas alguns.
Também podemos usar estas plataformas para exibir anúncios de produtos que somos afiliados, cada uma atendendo aos requisitos de que o produto certo seja divulgado ao público certo e da melhor maneira para agregar conhecimento e atender à necessidade dos visitantes.
Para trabalhar com estas plataformas, assim como no orgânico é muito importante aprender de maneira estruturada antes de sair aplicando, tutoriais gratuitos podem ajudar em algo, mas não vão te ajudar a estruturar seu negócio na internet. Um curso direcionado, mentoria para o tráfego pago vão te ajudar a entender melhor os conceitos e aplicá-los de forma que não tenha prejuízo no seu negócio.
Para atuar no ambiente online, não tem uma modalidade ou outra que seja melhor, a escolha deve ser realizada de acordo com seu objetivo e momento de vida. Eu mesma iniciei com tráfego orgânico, e sem saber praticamente nada, hoje vejo como perdi tempo por não entender o funcionamento da engrenagem, mas foi errando que fui me aperfeiçoando e buscando novas fontes de conhecimento.
Basicamente, a diferença é que o tráfego orgânico requer um trabalho contínuo e dedicação para conquistar a audiência, o pago é uma boa escolha para ampliação do alcance em menos tempo.
Espero que tenham gostado, se tiver alguma dúvida deixe aqui seu comentário.
O post ‘Tráfego pago ou tráfego orgânico: o que é? Qual diferença?‘ apareceu primeiro em Aline Raquel Blog.
Abraço, Alinee
P.s.: Alinee escrito assim é pra ler como se estivesse me gritando no portão “Alineeee”, hahah.
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